terça-feira, 29 de abril de 2014

OBJETIVOS


O projeto lúdico "A História contada pelo Mundo Playmobil" tem por objetivos levar o ensino de História, de forma lúdica, utilizando exposições temáticas com bonecos Playmobil e utilizando outros acessórios, objetos e materiais que serão colocados juntos aos cenários para aguçar ainda mais a curiosidade e o aprendizado dos visitantes; além de trazer os educandos à reflexão de diversos aspectos da nossa consciência cidadã, do nosso importante papel na sociedade.

A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga que brinca e que se diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo. Ajuda a levar o outro a ter um novo olhar sobre os conhecimentos históricos, auxiliando na fixação de conteúdos de forma mais fácil e espontânea. Desta forma, existe uma relação muito próxima entre o lúdico e educação para favorecer o ensino de História e demais conteúdos escolares e como recurso para motivação no ensino às necessidades dos educandos.

Assim vê-se o lúdico como uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais. O educador deve, sim, oferecer formas didáticas diferenciadas, como atividades lúdicas para que o aluno sinta o desejo de pensar. Isto significa que ela pode não apresentar predisposição para gostar de uma disciplina e por isso não se interessa por ela. Daí, a necessidade de programar atividades lúdicas nas escolas.

Segundo a educadora Gisele Maria Schuartz, “o lúdico poderia, então, ser ocasião de lidar com a segurança e o incerto, o medo e a coragem, a perda e o ganho, o prazer e o desprazer, o sério e o cômico, a objetividade e subjetividade, enfim, uma oportunidade de ensinar e aprender sobre a vida, entendida como um grande jogo em que, como em todos os demais, estão presentes objetivos, regras e papéis”.  (SCHWARTZ, Gisele Maria (org). Dinâmica Lúdica: novos olhares. São Paulo-SP. Editora Manole Ltda, 2004)

Com esse fim, comecei a colecionar apenas temas históricos da linha Playmobil, montando cenários (dioramas) com temas específicos e os levo para turmas, aonde, primeiramente, é feita uma observação daquela realidade, “ao vivo”, in loco. O interessante é notar a reação dos mesmos ao estar na frente do diorama: vê-se a mistura de surpresa, curiosidade, espanto, admiração, questionamento, fato que dificilmente conseguiria em sala de aula, utilizando o quadro, livros ou recursos multimídia. Hoje posso formar os seguintes grandes temas:

- Período da Idade da Pedra (Primeiros Agrupamentos Humanos);
- Egito Antigo;
- Roma Antiga;
- Diversos temas relacionados à Idade Média;
- Grandes Navegações (mitos, novos equipamentos e inovações);
- Chegada dos europeus à América;
- Western;
- Aspectos da História do Brasil;
- Esporte (Fórmula 1...);
- Temas Bíblicos (temas do Antigo Testamento e sobre a vida de Jesus de Nazaré e dos Apóstolos);

Além de explorar bem os períodos históricos e fatos citados acima, com o foco na disciplina de História, esse projeto busca também trabalhar aspectos da economia, política, sociedade, tecnologia, entretenimento, expressões artísticas em geral, sustentabilidade, matemática, ciências, religião, música, vestuário, hábitos, criatividade, ação em equipe, valores, urbanismo, curiosidades, arquitetura, engenharia, inovações, aspectos geográficos, trabalho, ofícios, mundo corporativo, importância da preservação do patrimônio histórico, aspectos da linguagem, etc.

Quando me propus a realizar este projeto, considerei a necessidade de práticas lúdicas realizadas por educandos, crianças, jovens e adultos, práticas que verificamos que são ausentes em muitas escolas da cidade do Rio de Janeiro. Este fato me possibilitou a contribuir, oferecendo ao público-alvo possibilidades de viverem uma experiência nova e motora capaz de provocar mudanças no seu comportamento e servir de base de conhecimento para o resto da vida.

Em 2014, rumo aos seis anos dessa iniciativa, busco ampliar as abordagens, melhorar meu acervo pessoal (hoje, com cerca de 7 mil itens), levar esse projeto a mais escolas e demais estabelecimentos educacionais, centros culturais, espaços religiosos, dentre outros. Um dos grandes sonhos é poder montar todos os meus cenários em um grande espaço, aonde os visitantes podem ter uma visão global dessa “Grande História” e poder associá-los, tirar dúvidas, aguçar as curiosidades de estudar a fundo tais temas. Nesse ínterim também relacionar o projeto às comemorações dos 40 anos do brinquedo.


Dentre os vários benefícios que o lúdico traz para os educandos vemos o melhor aprendizado dos conteúdos, a cooperação com o outro, ajuda obedecer a regras, amplia aguça o senso crítico e a criatividade, leva o respeito os direitos do outro, traz bons valores, auxilia em acatar a autoridade e a aceitarem penalidades que lhe são impostas, em assumirem responsabilidades, dar oportunidade aos demais, enfim, viver em sociedade.
           
Em nossa sociedade atual em que os jogos eletrônicos tomam conta do cotidiano da juventude, em que os recursos multimídias ainda tentam adentrar a prática docente, em que grande parte das gerações mais novas não tem ou não tiveram a chance de ter contato com brinquedos, outro enfoque desse projeto é dar a todos esse gosto pelo colecionismo, pela memória, as brincadeiras já esquecidas, reviver momentos e lembranças, que, as crianças de hoje não tem ou não buscam ter acesso. É a chance de poderem ter contato com algo da época de seus pais e avós, além de terem uma aula de História mais divertida e dinâmica.

O uso do Playmobil é também uma forma de conscientização das instituições de educação do ensino fundamental e médio acerca do valor do elemento lúdico na formação integral do educando. Os resultados mostram que tal atividade tem tudo para dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário