domingo, 18 de março de 2018

PLAYEDUCA EM AULA NO SANTA MONICA CENTRO EDUCACIONAL/RJ

Quando iniciei o projeto PlayEduca em 2010 a ideia foi levar uma Caravela para uma aula em turma de sétimo ano em uma escola em que lecionava. Como a dinâmica deu super certo eu busquei cenários e temas para as outras turmas e assim nasceu o projeto PlayEduca.

O projeto tem proposta itinerante desde então, porém sempre uso o Playmobil nas minhas turmas regulares e com um grande Galeão produzido pela linha Playmobil e o coloquei no meio da sala de aula sobre um plástico azul simbolizando a água e os estudantes ficaram no entorno dele. Infelizmente não consegui fotografar todos os momentos da aula e, esse momento específico não possui fotos.
Após os estudantes observarem o Galeão por um tempo fui realizando algumas perguntas sobre as Grandes Navegações e as relações que podiam ser feitas, as conexões com os temas já abordados em aula e pedia que os estudantes fossem realizando as análises aos poucos. Foi um momento muito importante, porém poucos pediram a palavra para sua opinião (entendi que alguns mostravam timidez, outros por insegurança...).

            Aos poucos fui conseguindo fazer os estudantes compreenderem como os temas podiam estar agregados àquele Galeão a frente deles. Na aula seguinte levei o Galeão novamente e fomos resgatando a aula anterior e os estudantes foram terminando as frases, cerca de 80% da turma pediu para responder as indagações. Nesse segundo momento consegui que uma estudante pudesse fotografar. Após essas atividades os educandos levaram uma proposta como tarefa de casa: selecionar cinco notícias e correlacioná-las. Poderiam consultar jornais, revistas ou sites para tal.

FOI MUITO BOM!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário